terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dríade


Dríade
Acrílico sobre tela
60X50 cm

Dríades ou Dríadas, na mitologia grega, eram ninfas associadas aos carvalhos. De acordo com uma antiga lenda, cada dríade nascia junto com uma determinada árvore, da qual ela exalava. A dríade vivia na árvore ou próxima a ela. Quando a sua árvore era cortada ou morta, a divindade também morria. Os deuses freqüentemente puniam quem destruía uma árvore. A palavra dríade era também usada num sentido geral para as ninfas que viviam na floresta.

As dríades também eram consideradas feiticeiras na mitologia noórdica. Mas há outras fontes que apontam que elas eram criaturas mitológicas que habitavam as florestas e bosques e davam presentes aos homens que as protegiam de lenhadores e quando ficavam furiosas elas engoliam os homens e eles nunca mais eram vistos outra vez.

3 comentários:

  1. Olá Cila.

    Parabéns pela criação da Dríade e pela Lenda. Desconhecia-a de todo...Foi positivo vir aqui fazer-te uma visitiva. Gostei.
    bjo, magui

    ResponderEliminar
  2. Gosto desta tua pintura e parece que a tua expressão vai entrar em caminhos diferentes, no das mitologias. É um campo muito bonito, poético e onírico, mas também mágico. Andamos todos a precisar de magia, no mundo, e nas nossas vidas.
    Bjos.
    António

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, Cila!
    Superaste sinceramente todas as minhas expectativas!! Segui a pintura desde o inicio, mas não esperava este final tão bonito e profundo. Gosto muito mesmo da Dríade e da Lenda. Continua assim, cheia de garra e de ideias novas, estou curiosa para ver a(s) seguinte(s). Bjos grandes
    MAZI

    ResponderEliminar